terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Manter a palavra a qualquer custo!

Piadinhas religiosamente corretas

Essa semana o pastor da Igreja apontou para um fato interessante: todo mundo luta para manter a palavra, mas isso não é necessariamente uma virtude. Eu lembrei de uma parábola de Nasrudin, conhecido como o Mestre louco da filosofia Sufi. Seus ensinamentos são transmitidos até hoje por meio de piadas. Eu lembrei logo desta daqui:

O juiz chama Nasrudin para prestar depoimento. Vai logo perguntando:
- Nome?
- Nasrudin, Meritíssimo.
- Idade?
- Quarenta e sete.
O juiz se aborreceu.
- Nasrudin, você já vai começar o depoimento mentindo? Há quatro anos atrás você foi chamado como testemunha para outro caso e me disse que tinha quarenta e sete anos! Ainda está com a mesma idade depois de quatro anos?!
Nasrudin nem piscou:
- Desculpe, Meritíssimo, mas eu sou homem de uma palavra só!

Mas o pastor contou outra:

Jesus sempre foi muito bem recebido na casa de Marta e Maria. Certo dia, depois de uma viagem difícil com seus discípulos, Jesus resolveu andar um pouco mais para visitar as duas irmãs. Os discípulos lutaram um pouco mais contra a fome e o cansaço. Valeria a pena no final.

Chegando lá Jesus e os discípulos foram recebidos como sempre. Ainda por cima, Marta estava fritando uma galinha e o cheiro delicioso chegava às narinas até mesmo antes de entrar na casa. Pedro não agüentou. Deu a volta pelo lado de fora, entrou na cozinha e afanou uma coxa da galinha apetitosa que estava praticamente pronta. Estava tão gostosa que ele afanou a outra coxa. Depois tomou vergonha na cara e juntou-se aos outros.

O almoço finalmente foi servido. Jesus foi o primeiro a notar o fato estranho.

- Mas que galinha estranha! Tem asas mas não tem coxas.
Pedro não quis estender o assunto.
- As galinhas desta região são assim mesmo, Mestre. Não estranhe, não.
- Sei...

Todo mundo comeu, a visita foi uma maravilha e a hora de ir embora chegou. Todos se despediram das irmãs e Jesus saiu primeiro. Ao passar por duas penosas confortavelmente sentadinhas no caminho do portão Jesus as afastou delicadamente com a mão. Muito contrariadas as penosas levantaram e voltaram com suas coxinhas carnudas de volta para o galinheiro. Pedro estava bem do lado de Jesus:

- O Senhor não tem jeito, hein? Sempre fazendo seus milagrinhos!

Manter a coerência é fácil. É só pensar rápido e ter cara-de-pau.

Um comentário:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
muito boa!!! XD
adorei!!!!