terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Montrengos do Mangá

O curso de férias Monstrengos do Mangá foi adiado para a semana de 12 a16 de janeiro. Antes disso não dava tempo para curar a ressaca do Ano Novo.

Aos meus amorecos do curso normal, aviso que as aulas voltam dia 9 de janeiro. Vamos ter uma apresentação de anime. Desta vez é a versão Animatrix de Batman. O DVD é "Batman, o Cavaleiro de Gotham". A Warner fez o mesmo processo de Matrix. Entre um filme e outro entrega a um monte de estúdios de animação japonesa roteiros pertinentes à trilogia do cinema. Vamos ver os roteiros escolhidos pelos produtores de Batman Begins e o Cavaleiro das Trevas com os melhores estúdios do Anime.

Sua lição nesta aula é perceber o que identifica um anime, mesmo que o roteiro seja feito por produtores ocidentais. O roteiro afetou a "identidade" do anime? O ritmo da narrativa é o mesmo em todos os curtas? Mais uma vez vamos procurar entender o que caracteriza o traço "mangá". Já sabemos que sua identidade vai muito além do "olhão".

Vamos lá, meus futuros milionários da indústria da animação brasileira! Não podemos mais nos dar ao luxo de consumir o que o mercado nos oferece sem um olhar crítico. Amanhã o mercado será decidido por VOCÊS.

Olhar crítico, hein?

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom post... a maioria dos fans da megaindustria de quadrinhos japonesa nem consegue diferenciar os vários estilos de mangás (na verdade eu tb nao sei muito bem... )
ser critico é o mais importante,
para começar ...