sexta-feira, 21 de maio de 2010

Depois do Ficha Limpa, Floresta plena.

Depois do fenômeno do Ficha Limpa, que muita gente continua enchendo o saco de que não vai servir para nada, eu estou criando o hábito diário de lutar por um objetivo.

Não que Tia Patrícia não esteja engajada. É só ler meus posts anteriores. Mas a grande questão do pessoal do Ficha Limpa é: e agora? Vamos continuar o exercício de cidadania? Vamos voltar para a sala e assistir o jornal? Vamos procurar algo de útil para fazer?

Bom, eu sou professora e não tenho mais dinheiro para assinar TV a cabo. Então, não tenho novela nem jornal para assistir. E, agora, tenho mais tempo para me engajar. Então, hoje eu falo mais uma vez das florestas.

Este vídeo não serve tanto para a campanha. Eu acho que a Europa nos faria um favor muito grande boicotando a madeira brasileira. 90% da nossa extração de madeira é ilegal. Alguém está comprando isso. Eu não vejo jacarandá desde pequenininha! Mas o vídeo serviu para ver como os filhos da Diana estão lindinhos. O Harry é muito fofo, gente. Ele sempre parece que vai aprontar alguma.


Mais contundente no entanto foi o apelo da vida inteira de Dorothy Stang. Ela lutava pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável. Mais do que fechar a torneira, usar um grampo a menos no escritório, não usar ar-condicionado ou calefação é moralizar o norte do país. Isso aí é o Pará depois do ano 2000!!! O último acusado foi para cadeia outro dia, mas os culpados estão soltos. Os culpados não são somente os grandes fazendeiros, não. O maior culpado é a ignorância.

Esse documentário tinha que ser obrigatório nas escolas, mas o foco não pode ser o horror da morte dela, mas o exemplo de vida e de trabalho que Dorothy deu, e que precisa continuar.




Dorothy era ODIADA pelos trabalhadores rurais que ganham uma miséria. Ela lutava pela agricultura de subsistência e pela preservação da terra. Uma área equivalente a 8 estádios de futebol de floresta desaparece todo dia para dar lugar a pasto. NÃO É PELAS VACAS! Parar de comer carne não vai mudar NADA! O proprietário precisa provar que a área é produtiva e coloca a mimosa lá! Ela não precisa virar churrasco.

A questão é a reforma agrária. Cortar árvore e caçar não são pecados se são feitos conscientemente. A superpopulação de animais TAMBÉM é nociva ao meio ambiente, pôxa! Se para cada árvore derrubada três fossem plantadas, não haveria drama. Mas a área precisa virar pasto para GARANTIR A POSSE DA TERRA.



O povo pode mudar isso. Só que uma viagem a essas terras pode ser uma trip horrorosa. Ir a Manaus e ver que ainda tem gente matando boto a pancadas porque o bicho "rouba o peixe da gente", ver um trabalhador no Pará dizendo que não poder derrubar árvore é "ridículo" e ver um morador de favela no Rio de Janeiro dizendo que a proteção da floresta urbana "não ajuda o pessoal daqui em nada" é embaraçoso. A gente vê que lutar contra o poderoso não adianta nada, não porque ele seja forte demais, mas porque os colaboradores dele são muitos e estão aqui do lado.



O povo tem um poder danado. Pode ser usado de forma egoísta ou não. O muro acabou "pulável" e os negócios no mato vão continuar.

Dorothy não era inocente. Ela sabia que era contra o próprio povo que ela lutava. O rapaz que descarregou a arma nela fez o que fez por cinquenta reais e disse: "Se a senhora não mudou nada até agora, não vai mudar nada mesmo." e sem saber, ele fez algo mudar.

Não tem mais Dorothy. Agora é com a gente.

Nenhum comentário: