quarta-feira, 16 de março de 2011

Até um novo começo, um até breve.


A meus aluninhos da Barra que acessarem o blog da tia Patrícia é preciso avisar: uma nova era está começando e eu sou de um tempo passado. Não posso mais fazer parte do time do qual participei por mais de dez anos. Minha aula deste próximo sábado, dia 19 de março, não será dada por mim. Por motivos alheios à minha vontade, não estarei lá para me despedir - se estiver, será por outros motivos alheios à minha vontade.

No momento, tudo o que posso fazer é pedir que tenham paciência com seu novo professor, que vai descer de para-quedas num cenário que já estava montado.

Meu Eduardo, explique que você precisa trabalhar contraste no seu desenho e o próprio traço também. Explique que você tem seu próprio tempo e tolerância para a intensidade dos exercícios.

Meu Adriano, explique que este momento que você passa na Oficina é precioso para você e que cada final é doloroso. Explique que há coisas mais importantes do que resultados lucrativos - existem ideias nobres que levarão a resultados nobres.
Eu e Marcello levando nossas bagagens.
Sim, Marcello também está dizendo "adeus".


Minha Jackie, explique que você fala pouco mas entende muito, que sua adaptação às luzes e sombras está só começando, mas que você precisa de pouca orientação e muito desafio.

Meu Igor, conto com seu pai para perceber esta postagem. Você, meu precioso, é brilhante em cada desafio que recebe - mas ainda teme sair da zona de conforto. Colocar um pezinho aqui e outro no desconforto, na dose certa, vai tirar todos os seus vícios e te proporcionar o aprendizado que você merece.
Por mais que a água esteja boa, é preciso saber quando a maré não está mais para peixe...

Minha Lívia, com o pouco tempo que tivemos juntas, te digo que a prática é sua maior amiga e o maior inimigo é o orgulho - este que faz você pensar que não é boa o bastante quando o curso apenas começou. Peque o máximo de figura humana que puder e não desanime com seus erros. Principalmente, observe mais do que desenha. Preste muita atenção no que você está copiando e nada de pressa.

Minha Ana, você tem uma facilidade inicial grande, o que sempre vai indicar uma dificuldade posterior. Ainda não vi onde está seu desafio, mas aproveite bem esta fase para praticar e praticar. Quando os erros começarem a aparecer, aí sim, seu aprendizado estará esquentando - não desista jamais, você é muito talentosa.

Minha Maria, temos uma timidez e um apreço por dogmas extremamente forte. Abra seu coração para os erros mais medonhos e MOSTRE AO PROFESSOR. Eles serão, em parte, responsabilidade dele. Você tem um tempo limitado para terminar o curso, não sonegue nada de seu novo professor.
Meu J.P., Mangá é um estilo adorável, mas ele sempre vai passar por um traço delicado e controlado. Isso é o mais difícil em desenho. Até conseguir isso, pratique muito, mas nunca perca de vista o controle sobre o desenho.

Lembrem-se todos: um desenho precisa ser terminado em seu estagio inicial, depois começado e trabalhado no seu estado intermediário, depois de muito observado como um todo (até mesmo visto do verso contra a luz) e só depois ser terminado. Eu sei que a tentação de acabar logo aquela parte inicial é grande, mas nós vamos ser os melhores, não vamos? Então vamos nos disciplinar.

Não acredito que os caminhos agradáveis que seguimos juntos não vão voltar a se encontrar. Até lá, meu blog de dicas de desenho continua online, assim como o meu amor por vocês.

É com uma ligeira dor no coração, uma saudade precoce e um pouquinho de desespero de desempregada que digo a vocês:

"Não sei para onde eu vou, mas não pude ficar aqui. Quando chegar onde eu chegar, aviso de lá. Beijos em vocês, pessoas!"

Xáu!

4 comentários:

Renato Rodrigues disse...

Fiquei com pena agora... COM PENA DO CURSO DA BARRA, porque quando elas souberem o que perderam já será tarde demais!

Até o próximo sucesso, Paty!

Unknown disse...

Patrícia minha querida,sou eu,Jackie.
Estou com um aperto no coração. Vou tentar me acostumar com o novo professor, mas será estranho sem vc.
Gostaria de saber se vc ainda trabalha em Ipanema, pois queria me comunicar com vc.
Beijo e um abraço no coração.

Patrícia Balan disse...

Jackie, estou em Ipanema, sim. Às terças, 18:00 hs. Marcello já está trabalhando para reativar o curso como ele era, mas com outro corpo. Não consegui responder ao perfil do Alexandre. Tomara que você consiga acessar aqui.
beijos.

Unknown disse...

oii tiaa paty que saudade! queria falar com você saber como vc está.fale cmg.meu facebook é adriano santos. meu whatsapp é 33 84587082 te amo